NOSSA HISTÓRIA
Em 2009 vários professores do Departamento de Educação da UFRPE promoveram o Seminário Movimentos Sociais e Agroecologia em Pernambuco junto com inúmeras organizações da sociedade civil, e se comprometeram em criar um espaço na Universidade com ações de ensino, pesquisa e extensão dedicados ao desenvolvimento local e o fortalecimento das lutas sociais pela: reforma agrária; soberania alimentar; diversidade ecológica; democracia racial; e, o reconhecimento das mulheres e dos jovens como protagonistas de uma sociedade fraterna, eqüitativa e ambientalmente equilibrada. Foi lançada uma Carta subscrita por 200 pessoas, onde se destaca o compromisso de criação de um Núcleo de Agroecologia na Universidade. A partir deste compromisso, em 2010 iniciou-se um processo de formalização do NAC na Universidade como instância interdepartamental.
Entre os anos de 2011 e 2013 o NAC realizou o projeto “Consolidação do Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE: Fortalecendo uma caminhada”, apoiado pelo Edital MDA/SAF/CNPq – Nº 58/2010 e ampliou sua atuação. De acordo com relatório apresentado ao CNPq em 2013 (UFRPE, 2013), o projeto contou com a participação direta de dezesseis (16) professores, cinco (5) bolsistas e trinta e cinco (35) estudantes do grupo de estudos na realização de suas atividades. Foram realizados seminários, oficinas e ciclos de debate temáticos, além de intercâmbios e formação de grupo de estudos de estudantes. O Projeto articulou diferentes áreas do conhecimento buscando a multidisciplinaridade e a interinstitucionalidade com o envolvimento de 16 parcerias internas e externas à Universidade, sendo 11 com organizações governamentais e 8 com organizações não-governamentais. Os professores, técnicos e estudantes que participaram das atividades eram da própria universidade e de outras instituições de ensino (universidades e institutos federais). Também participaram técnicos de organizações governamentais e não-governamentais de extensão rural. Os agricultores familiares que participaram das atividades estiveram envolvidos principalmente nas atividades de intercâmbio.
Entre as ações realizadas por este grupo, destacamos:
· Em 2002, o Vice-reitor da UFRPE designa dois professores de seu quadro para iniciar um processo de discussão sobre o estabelecimento de uma cooperação com a Universidad de Córdoba, na Espanha - Programa de pós graduação em Agroecologia, Campesinato e Desenvolvimento Rural Sustentável. A cooperação tinha como objetivos contribuir na formação do quadro de professores da UFRPE para atuar em prol de uma agricultura sustentável. A partir desta iniciativa, 3 professores da UFRPE e 5 pessoas ligadas aos movimentos sociais de Pernambuco, realizaram o curso de doutorado na universidade espanhola, qualificando seu quadro de professores, bem como dos movimentos sociais.
· A realização do Seminário Internacional de Agroecologia em 2004, que contou com a participação de pesquisadores de renome internacional e de aproximadamente 300 agricultores, estudantes, professores e técnicos. Durante o evento aconteceu uma Feira de Saberes e Sabores, palestras e debates e troca de experiências. Os resultados deste evento foram organizados na publicação do livro FIGUEIREDO, Marcos A. B. e TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.). Agroecologia. Conceitos e experiências. Edições Bagaço. Série Educação e Economia Solidária. Recife, 2006 e na edição de um vídeo intitulado Saberes e Sabores.
· A expressiva publicação de livros sobre a temática da extensão rural e desenvolvimento local e em Agroecologia, entre eles: TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.) Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Edições Bagaço. Recife, 2003; TAVARES DE LIMA, Jorge R. e FIGUEIREDO, Marcos A. B. (Org.) Extensão rural, desafios de novos tempos. Agroecologia e sustentabilidade. Edições Bagaço. Série Educação e economia solidária. Recife, 2006. TAVARES DE LIMA, Jorge R. e RAMOS, Ladjane (Org.) 2006 – Assistência Técnica e Extensão rural. Edições Bagaço. Recife. TAVARES DE LIMA, Jorge R. e RAMOS, Ladjane (Org.) Rede de Agricultores Tradicionais. Recife: Edições Bagaço, 2006; TAVARES DE LIMA, Jorge R. Agroecologia e Movimentos Sociais. Recife: Edições Bagaço, 2011.
· A expressiva publicação de artigos e resumos de trabalhos apresentados em congressos sobre a temática da extensão rural, desenvolvimento rural e em Agroecologia. Entre 2011 e 2013 os professores e estudantes envolvidos no NAC publicaram 89 artigos em anais de eventos, livros e revistas, sobre as várias dimensões da Agroecologia.
· Realização do Prêmio Mata Atlântica entre os anos de 2000 a 2005, para premiar trabalhos inovadores apresentados por estudantes de nível superior e médio sobre a conservação dos ecossistemas locais e desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis para a agricultura familiar, em parceria com instituições não-governamentais de Pernambuco.
· Realização da Semana do Meio Ambiente em 2000 a 2005 que mobilizava professores e estudantes da UFRPE para realizar atividades de educação ambiental em escolas de ensino fundamental e médio e assentamentos rurais de municípios do Estado de Pernambuco.
· Realização de estágios de vivência entre os anos de 2003 a 2010 envolvendo alunos da UFRPE e de outras universidades brasileiras junto, à famílias de agricultores familiares em Pernambuco. Eram realizadas semanas preparatórias, abertas para toda a universidade, um período junto às famílias e o retorno e apresentação dos relatos vivenciados. Pareceria com o Centro Sabiá, Diaconia, Caatinga, MST e FETAPE.
· A realização em 2005 do Curso de Especialização para Agentes de Ater, sob o título Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável, para 35 participantes do Rio Grande do Sul ao Ceará, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Secretaria da Agricultura Familiar (MDA/SAF/DATER). Este curso teve uma carga horária total de 450 horas.
· A realização em 2008, de 08 (oito) cursos de extensão para extensionistas, com apoio do MDA/SAF/DATER, e envolvendo participantes de todos os estados nordestinos. Á partir de uma demanda de 476 inscrições foram selecionados 290 extensionistas. Esta atividade de formação atingiu indiretamente 18 Foram realizadas vinte e duas (22) atividades de extensão universitária onde participaram 1.651 pessoas (com repetição), sendo 245 professores, 1.146 estudantes, 82 agricultores (sem repetição) e 175 técnicos. Do total, 887 participantes eram mulheres e 764 eram homens. Os participantes diretos e indiretos (professores e bolsistas deste e de outros projetos do Núcleo publicaram 89 artigos em anais de eventos, livros e revistas, sobre as várias dimensões da Agroecologia. 21 682 pessoas (extensionistas, estudantes e professores) através de seminários e outras atividades realizadas durante o curso.
· A realização em 2010 do II Seminário de Agroecologia de Pernambuco – Aprendendo com as experiências e construindo os caminhos da transição agroecológica em Pernambuco, em parceria com 20 organizações governamentais e não-governamentais, envolvendo 420 estudantes, professores, técnicos, agricultores do estado de Pernambuco.
· A realização de atividades de extensão universitária através do Projeto “Vivências e Extensão Rural para a soberania alimentar: uma proposta de formação de jovens agentes de ATER” que tem como objetivo formar 60 jovens rurais e estudantes universitários de Ciências Agrárias da UFRPE através de intercâmbios, sistematizações e pesquisas sobre a juventude rural do Agreste, Sertão e Zona da Mata pernambucana. Este projeto está sendo financiado com recursos do CNPq/MDA.
· A realização de pesquisa em andamento sobre transição agroecológica, envolvendo estudantes, professores e parceiros através dos seguintes projetos: 1) Transição agroecológica no Assentamento Chico Mendes-PE; 2) Camponês a Camponês: uma metodologia para a Transição Agroecológica no Assentamento Chico Mendes-PE; 3) Monitoramento da Transição Agroecológica no Assentamento Chico Mendes III – PE; 4) Transição Agroecológica no Assentamento Chico Mendes III: educação ambiental e revegetação das margens dos rios Goitá e Tapacurá; envolvendo recursos do MCT/CNPq, do MCT/CNPq/MDA/SAF/DATER, da FACEPE e do MEC/SESU.
· A realização do Seminário “O Estado da arte do ensino em Extensão Rural” realizado de 26 a 28 de maio de 2008 e participação do Fórum de Professores de Ensino da Extensão Rural de 2008 a 2010.
· A realização de pesquisa em andamento “Da experimentação social ao 'experimentalismo institucional': a experiência de transição agroecológica da Rede Ater Nordeste e suas interações com a PNATER no semiárido brasileiro”, envolvendo professores, estudantes e parcerias como a UFRN, o CIRAD/UFCG e a AS-PTA, com recursos do CNPq.
· A coordenação do Centro de Formação em Economia Solidária - Região Nordeste em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES do Ministério do Trabalho, envolvendo professores, técnicos, estudantes e 41 organizações da sociedade civil, nos anos de 2010 a 2013 e de 2014 a 2016.
· A realização do I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia em parceria com a ABA Agroecologia - Associação Brasileira de Agroecologia, com recursos do MDA, MAPA, MEC/SETEC e Programa Semear – IICA/FIDA.
· Coordenação e/ou participação em GTs e oficinas de eventos científicos tais como: coordenação do GT Campesinato, Agroecologia e processos educativos para o desenvolvimento local rural sustentável do VIII Congreso Latinoamericano de Sociologia Rural; Oficina Pesquisa e extensão em Etnoecologia e Etnobiologia - Um diálogo necessário, do VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia e II Congreso Latinoamericano de Etnoecologia; GT Meio Ambiente, Sociedad y Desarrollo Sustentable, do XXVIII Congresso da Asociación Latinoamericana de Sociología.
· A realização do Curso de Especialização Lato Sensu Convivência com o Semi-Árido na Perspectiva da Segurança e Soberania Alimentar e da Agroecologia, voltado para extensionistas que atuam na região semi- árida, em parceria com organizações governamentais e não-governamentais. Este curso recebeu recursos do Edital MCT-INSA/CNPq/CT-Hidro/Ação transversal n° 35/2010 – Desenvolvimento Sustentável do Semi- árido Brasileiro do CNPq.
· Realização de várias palestras em eventos sobre Agroecologia e áreas afins na região Nordeste, no Brasil e na América Latina.